Pela primeira vez aplicou-se um regulamento único a todas as competições. A modalidade reagiu bem, e a Associação Regional continua acompanhar as solicitações do desenvolvimento da canoagem. A canoagem nos Açores registou um bom momento:
– aumento do n.º de atletas federados
– prova nacional em Angra com elevada participação e boa organização
– maior n.º de árbitros federados, aumento das arbitragens
– apetrechamento do Conselho Regional de Arbitragem
– modernização da frota dos clubes e associação
– conquista do 1.º lugar K2 Sénior e K1 Júnior nacional de kayak mar
– conquista do 1.º lugar K1 Infantis nos 1000m e 500m em pista
– conquista do 2.º lugar K1 Infantis no Campeonato de Promessas
– conquista do 3.º lugar na geral da Internacional Volta à Madeira
Tem lugar o campeonato regional na ilha Terceira seguido do encontro regional da Semana do Mar (Faial) e da participação de uma equipa alargada na Volta à Madeira:
K2 masculino – Eliseu Reis/ Luís Silva
K2 misto José Barros/ Cláudia Jorge
K1 masculino Rui Marrucho que conquistou o 3.º lugar da geral
Tem lugar o curso de treinadores – nível I com o Professor Catedrático José Augusto Rodrigues dos Santos que permitiu a todos os clubes associados dispor de um técnico credenciado e assim estabelecer contrato-programa com os Serviços de Educação Física e Desporto.
Pela primeira vez é elaborado um relatório de actividades a nível regional, por uma entidade oficialmente reconhecida junto das entidades administrativas da Região Autónoma dos Açores.
Decorre com sucesso o 1.º Campeonato Regional de Kayak de Mar na Ilha do Faial com a organização do Clube Naval da Horta/ARCA e oficializado por árbitros credenciados.
Pela primeira vez é seleccionada uma representação da Região para participar na internacional Volta à Madeira:
K2 Sénior – Pedro Bartolomeu/Eliseu Reis
K1 Sénior – Pedro Pádua
Nesta deslocação, os atletas deslocados ainda utilizaram o material alugado ao clube organizador. Material com poucas características competitivas.
É constituído o 1.º colégio de árbitros estagiários em resultado do curso de arbitragem organizado pela ARCA tendo como prelector o árbitro internacional Hugo Gomes.
Após o contrato – programa entre a DREFD e a ARCA- são restabelecidos os contratos-programa entre os Clubes os Serviços de Educação Física de Ilha (antigas Delegações do Desporto).
O Conselho Regional de Arbitragem eleito elabora um regulamento geral, um regulamento para provas locais e um regulamento para o campeonato regional.
A 1.ª Assembleia Geral da ARCA.
É agendada a 1.ª Reunião Anual com a DREFD a 28 de Abril de 2000.